top of page
Foto do escritorseptemcapulus

Ativistas ambientais atacam Mansão de Lionel Messi

Os movimentos ambientais tem se popularizado cada vez mais, principalmente na Europa. O alvo da vez foi o jogador argentino, Lionel Messi. Não faz ideia do que rolou? A #SeptemExplica:




Mansão de Messi vandalizada pelo grupo Futuro Vegetal




ÍNDICE






O Ataque ambiental à mansão de Lionel Messi


No dia 06 de agosto, ativistas do grupo Futuro Vegetal jogaram tinta na mansão localizada em Ibiza, Espanha. A organização lançou tinta no local como protesto às desigualdades sociais e consequências climáticas. 


Em cartazes, os participantes apontam irregularidades no registro do imóvel.





Irregularidades ambientais na propriedade


O jogador teria adquirido o imóvel por R$62 milhões de reais do empresário suíço. A mansão com diversos quartos, sauna e SPA, teria sido construída sem autorização ambiental.


Segundo informações da imprensa espanhola, o imóvel tem passado por novas construções sem o registro necessário.





Impacto social das ações ambientais


O grupo de ativistas também reforçou que estas ações têm consequência nos mais pobres. Isso devido os dados que apontam que 1% dos mais ricos produzem mais gás carbônico que todas as demais classes.


Os dados são do relatório Oxfam:


Em 2019, o 1% mais rico do mundo foi responsável por 16% das emissões globais de carbono. Esse número é equivalente às emissões dos 66% mais pobres da humanidade (5 bilhões de pessoas).




Histórico de protestos do grupo Futuro Vegetal


Os ativistas tiveram atuações semelhantes no ano de 2022. Em uma exposição artística, os manifestantes colocaram suas mãos nas obras do artista Francisco de Goya. Além disso, também lançaram tinta em um iate pertencente à herdeira das lojas Walmart.


Por esse motivo, membros foram presos pela polícia espanhola no início do ano.





Se aprofunde no assunto


Diante dos protestos ambientais, o profissional de Direito tem uma ampla possibilidade de atuação. Além das consequências legais envolvidas, também é possível explorar a legislação sobre o Direito Ambiental.


Você já pensou nisso? Aqui na Septem, temos diversos conteúdos práticos que podem te dar aquela mãozinha:




E se você quer receber notícias como essa diretamente no seu e-mail, além de dicas de carreira e vagas de emprego, inscreva-se na nossa newsletter gratuita:






Até a próxima 👋


Comments


bottom of page