top of page
Foto do escritorSeptem Capulus

Precisamos falar sobre a legislação de Inteligência Artificial

Atualizado: 25 de abr.

A União Europeia aprovou neste mês a primeira lei sobre IA. Sabemos que com ferramentas, como o ChatGPT, muitas questões éticas e jurídicas se tornam notórias. Por isso, a #SeptemExplica os impactos da lei europeia no Brasil e no mundo.




Ilustração do funcionamento do ChatGPT



No início deste mês, a União Europeia aprovou a primeira legislação que trata especificamente de Inteligência Artificial. A medida é tida como pioneira, visto sua importância em relação aos avanços e riscos da IA na sociedade.




ÍNDICE






O que diz a lei?


O Projeto de Lei estava em discussão desde 2021 pelos 27 países da UE. No entanto, a criação do ChatGPT foi um divisor de águas para acelerar a decisão.


O crescimento no uso de recursos mais realistas, como o DeepFake, determina a classificação de risco em quatro níveis:





Risco Mínimo


Sabe quando você assiste um filme na Netflix e ele te recomenda outros? Esse sistema de recomendação de conteúdos aos usuários está na classificação de risco 1, sem regras específicas pela nova lei.




Risco Moderado 


No nível 2 está a IA gerativa. São ferramentas que criam conteúdo, como textos, vídeos e imagens. A exemplo temos o famoso ChatGPT e o Bing da Microsoft.


A transparência quando a criação é uma das regras para a veiculação e treinamento do sistema.




Risco Elevado


O que não falta nas redes sociais são dados e informações falsas quando o assunto é saúde e educação, certo?


Por isso, a legislação visa restringir a produção, análise e veiculação de informações nesta área. Os dados devem ser apresentados junto a estudos na área com a supervisão humana. A Inteligência Artificial pode facilitar a vida das pessoas, mas não nos substitui.




Risco Inaceitável 


O principal uso nessa categoria é o reconhecimento facial por Inteligência Artificial, seja em vias públicas ou por policiamento. A discussão evidencia questões sociais que permeiam o uso da IA neste contextos. 





A aplicação nos países


A previsão é que após aprovação, todos os países membros do bloco econômico adotem a lei como regra a partir de abril.


A legislação propicia visibilidade a assuntos já tratados aqui no Brasil, inclusive. O impacto da reflexão europeia é perceptível em diversos países do mundo, como nos EUA, China e Tawan.






Banner institucional




Curte Inteligência Artificial?


Conheça o nosso Guia da Inteligência Artificial Para Advogados e tenha acesso a um e-book completo com tudo o que você precisa saber para aplicar a IA de forma eficiente na sua vida:


  • Como e onde aplicar a Inteligência Artificial na rotina profissional jurídica;

  • Melhores práticas para utilizar as plataformas de IA;

  • Dicas de ferramentas gratuitas e úteis de IA;

  • 10 comandos prontos para usar no Chat GPT.






Banner institucional da Septem Capulus




Conheça mais do tema


Entender as implicações jurídicas da IA no mundo afora faz muita diferença na rotina jurídica. Na legislação brasileira, temos ferramentas que refletem e determinam o uso da tecnologia:



Tenha acesso a conteúdos exclusivos com profissionais renomados no maior Centro de Aperfeiçoamento Jurídico do Brasil:








Até mais 👋


bottom of page